Psinove - Inovamos a Psicologia

Fale Connosco

shape shape

Encontrar certeza na incerteza

Blog escrito pelos psicólogos da Psinove. Exploramos temas relacionados com a psicologia e psicoterapia, desafios e reflexões do dia-a-dia.

Encontrar certeza na incerteza

Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher a sua atitude em qualquer circunstância da vida. Viktor Frankl

À medida que os dias passam, vamo-nos adaptando, da melhor forma possível, ao contexto que a todos envolve. A incerteza, a insegurança e os cuidados adicionais envolvem o Mundo, fazendo parte de uma mudança global a tantos níveis. E neste contexto de incerteza, talvez possamos encontrar refúgio em nós mesmos. Gerindo as preocupações mas, também, potenciando a nossa capacidade de aproveitar o momento presente e tudo aquilo que nos pode propiciar. No fundo, fazendo "boa companhia" a nós mesmos e às pessoas que nos rodeiam.

O Mindfulness, forma de meditação que nos permite observar, momento a momento e sem julgamento, a nossa experência e vivência interior e exterior, surge como uma das formas comprovadas pela ciência para lidar com situações de mudança como aquela que estamos a viver. O nosso mundo interno pode bem ser o nosso espaço seguro. E nele encontrarmos a compreensão, a esperança e a liberdade de que precisamos aqui e agora, alimentando o bem comum.

Estamos longe fisicamente, mas bem perto, e aqui lhe deixo o seguinte exercício de Mindfulness:

https://www.youtube.com/watch?v=5sjEXZxIO6A&feature=youtu.be


Podemos ajudar?

Marcar consulta presencial ou consulta online