Psinove - Inovamos a Psicologia

Fale Connosco

shape shape

Rituais a ter antes e depois da sessão

Blog escrito pelos psicólogos da Psinove. Exploramos temas relacionados com a psicologia e psicoterapia, desafios e reflexões do dia-a-dia.

Rituais a ter antes e depois da sessão

Desde o momento em que entrei no mundo da Psicologia que fui ouvindo que ir ao psicólogo implica ter coragem. Entendo o porquê. Quando nos disponibilizamos para entrar na sala do/a psicólogo/a, sentar frente a frente com ele/a, e começar por responder à questão “Como está?”, estamos a abrir espaço para olharmos para dentro, para identificar vulnerabilidades e para sentirmos o que dói e como dói. Claro está que contactar com as nossas vulnerabilidades implica a experiência de algum desconforto e até de alguma dor emocional. Ao mesmo tempo, começar um processo psicoterapêutico é, acima de tudo, um ato de cuidado. É um investimento em nós, nas nossas relações e na nossa saúde mental. Olho para o processo psicoterapêutico como sendo um caminho para o crescimento que, por vezes, traz alguns desvios, recuos e que exige que tiremos as pedras que bloqueiam a nossa passagem.

No final de cada sessão tenho por hábito questionar os pacientes sobre como se sentem, tentando perceber se saem da sessão preparados para encarar o mundo lá fora. Em conjunto, tentamos identificar as necessidades que precisam de ser satisfeitas, mobilizando recursos internos ou externos para cuidar delas. Incentivo a que estejam em contacto com a sua experiência e que criem alguns rituais para tirarem o máximo partido da sessão.

É sobre isso que venho escrever hoje. Que rituais podemos ter antes e depois da terapia? Claro está que cada pessoa poderá precisar de coisas diferentes, de sessão para sessão. O mais é importante é reservarmos um tempo e abrir espaço para nos disponibilizarmos emocionalmente antes da sessão e ficarmos com o nosso sentir depois da mesma.

Convido-o/a a olhar para as propostas que trago e identificar quais fazem mais sentido para si.

Em primeiro lugar, é relevante que tente sempre agendar a sua sessão de psicologia para uma hora que lhe permita estar menos preocupado/a com o trabalho ou tarefas que tem para fazer. Opte, sempre que possível, por um horário que garanta que esteja disponível para o que acontece em sessão e que permita ter algum tempo para refletir sobre a mesma. Antes da terapia, tente não se apressar no caminho até ao gabinete do psicólogo. Conduza com calma ou opte por caminhar tranquilamente até ao destino. O percurso para a terapia pode ser bastante útil para começar a entrar em contacto consigo mesmo/a. Enquanto o faz, pode, por exemplo, dedicar uns momentos a refletir sobre a sua semana. Sugiro que tenha um caderno onde possa escrever temas que queira partilhar com o/a psicólogo/a.

No caso das sessões online, tire 15 minutos para se desligar da sua rotina. Pode, por exemplo, ir fazer um passeio à volta do quarteirão da sua casa. Opte por não ter a sessão no local onde habitualmente trabalha. Queremos estar desconectados de estímulos que nos distraiam e que possam levar a nossa mente a preocupar-se com outras tarefas. Sugiro também que coloque todos os seus dispositivos eletrónicos em silêncio e que os afaste de si, de forma a não ter acesso a estímulos distratores, como o que se vai passando nas redes sociais ou solicitações da sua chefia.

Após a sessão, é natural que as suas emoções se tornem mais intensas do que no início. Por vezes, pode até sentir-se vulnerável e com vontade de estar sozinho/a. Enquanto caminha até casa reflita sobre o trabalho feito com o seu psicoterapeuta. Respeite as suas emoções e identifique o que precisa de cuidar em si. Experimente relaxar, beber uma bebida quente, deitar-se no sofá, e fique aí, em contacto com o que vai experienciando.

Estabeleça também alguns limites no que diz respeito à terapia. É natural que, por vezes, as pessoas à nossa volta nos questionem como foi a sessão. Partilhe apenas aquilo que lhe faz sentido e que seja confortável para si. A terapia é algo que é só seu.

Por fim, se se sentir perdido/a, sobrecarregado/a, ou com dificuldades em regular as suas emoções durante a semana, fale o/a seu/sua terapeuta.

O trabalho feito em terapia vai muito para além da hora semanal em que está com o psicólogo. Entre o fim de uma sessão e o início da próxima há sempre muito a acontecer em nós. É importante que respeite isso.


Podemos ajudar?

Marcar consulta presencial ou consulta online