Grupo psicoeducativo: Como ajudar alguém em sofrimento psicológico?

Data De 24 Junho a 08 Julho
Horas18h - 19h30
LocalidadeAvenida António Augusto de Aguiar 19 R/C Dto - Lisboa
FormadoresCatarina Janeiro - Psicóloga clínica e psicoterapeuta
Preço60€ (valor que inclui as 3 sessões)

Contexto

O sofrimento psicológico tem um impacto abrangente, chegando muitas vezes às pessoas que convivem com a pessoa em sofrimento. É frequente que, nos familiares e amigos dessas pessoas, predomine a sensação de impotência, de dúvida, de desgaste. Pode ser difícil perceber o sofrimento do outro e decidir como agir.

Objetivos

Nestas três sessões, pretende-se, de forma breve e prática, abordar o que pode ser sofrimento psicológico, perceber quais as melhores estratégias de comunicação nessas situações e especificidades dessa comunicação, numa perspetiva de ajuda e resolução de problemas.

1ª sessão: Na primeira sessão será abordado o sofrimento psicológico e as suas várias manifestações, assim como estratégias gerais de comunicação para essas situações.

2ª sessão: Nesta sessão aprofundaremos estratégias de comunicação adequadas em situações de sofrimento psicológico, numa abordagem mais específica, tendo em conta as necessidades do grupo. Serão também abordadas algumas propostas para ajudar a pessoa em sofrimento psicológico e devidos contextos de aplicação.

3ª sessão: Nesta última sessão serão abordadas situações complexas de sofrimento psicológico, como situações limite ou situações voláteis. São também abordadas algumas estratégias de autocuidado para que os nossos participantes consigam manter-se saudáveis, apesar do sofrimento psicológico da pessoa que acompanham.

Conteúdos

1. O que é o sofrimento psicológico e como se manifesta?

2. Comunicação: validação e estar presente.

3. O que pode ajudar? Como posso ajudar? O que não ajuda?

4. Sinais de risco e pedido de ajuda.

5. Estratégias de autocuidado.

Informações e Inscrições

www.psinove.com | 21 132 76 38

Limitado a 10 participantes

Protocolos Académicos Psinove

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia
Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui