Psinove - Inovamos a Psicologia

Fale Connosco

shape shape

O Dia Mundial da Saúde Mental

Blog escrito pelos psicólogos da Psinove. Exploramos temas relacionados com a psicologia e psicoterapia, desafios e reflexões do dia-a-dia.

O Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH) e desde então é celebrado no dia 10 de Outubro. Sendo efetivamente uma das áreas da saúde mais problemáticas, quer pela complexidade inerente, quer pela contínua falta de investimento de que tem sido vítima, a saúde mental encerra 12% do peso mundial de doenças.

O impacto da falta de saúde mental pode ser medido em várias dimensões, merecendo, cada uma delas, a nossa séria reflexão. Antes de qualquer outra, deve inquietar-nos a dimensão individual, a da pessoa em sofrimento, que se vê impedida de dar continuidade à sua vida e que terá de enfrentar o reenquadramento da sua história. Existe também a dimensão familiar, a da família que sofre com o elemento doente, a da família que desespera face a uma rede de cuidados irresponsiva e confusa, a da família que vê os seus encargos aumentados com o tratamento do seu familiar. Mais distante, mas mais perdurante, existe a dimensão social. A da sociedade que se confronta com cidadãos impossibilitados de cumprir o seu papel, remetidos para a passividade, com todos os custos que isso implica, ainda que com capacidade e potencial para darem o seu contributo, apoiados por estruturas adequadas.

Efetivamente, há já algumas décadas que são feitos esforços de sensibilização para a temática da saúde mental nomeadamente pela OMS e outros organismos relacionados. Muitas (boas) intenções são afirmadas, alguns caminhos vão sendo trilhados mas mantemo-nos ainda muito longe daquilo que se pretende com a implementação de uma assistência mais abrangente e eficaz.

Celebra-se este ano, mais uma vez, o dia da saúde mental, desta feita sob a temática “Dignidade na Saúde Mental: Primeiros cuidados psicológicos e de saúde mental para todos”. A inclusão dos cuidados psicológicos primários como sinal de dignidade na saúde e reconhecimento da sua importância e preponderância deve deixar-nos a todos satisfeitos. E inquietos. Muito inquietos. Porque nos deparamos com uma realidade que nos diz que a maioria da população que necessita de cuidados psicológicos não consegue aceder-lhes. Com as devidas consequências que isso acarreta.

Que a reflexão sobre saúde mental não se esgote neste dia 10 de Outubro. Mas que possamos fazer dele o motivo para falarmos, cada vez mais, de saúde mental.


Podemos ajudar?

Marcar consulta presencial ou consulta online