Psinove - Inovamos a Psicologia

Fale Connosco

shape shape

Querer tudo já

Blog escrito pelos psicólogos da Psinove. Exploramos temas relacionados com a psicologia e psicoterapia, desafios e reflexões do dia-a-dia.

Querer tudo já

Querer tudo já. Não poder esperar por ter. Tentar já tudo o que possa. Não deixar para depois.

São pensamentos automáticos que temos todos os dias. Muitas das vezes, nem damos por isso. Estamos envolvidos numa sociedade que nos impele a querer tudo agora, querer tudo já. A rotina do dia-a-dia obriga-nos a isto, visto que a agenda está cheia e contada ao minuto. Tudo tem de correr dentro da linha e o mais rápido possível. Mesmo que seja preferível ou mais vantajoso obter algo depois, na hora seguinte, amanhã. Temos de conseguir agora. Mas, este sentimento e respectivo comportamento cria insatisfação, de igual forma, em nós.

Parece que nunca estamos satisfeitos e que falta sempre algo.

É uma insatisfação constante que não nos permite avaliar correctamente se algo pode ficar para depois, mesmo que isso nos traga mais vantagens. A mãe que diz ao filho que se tiver agora a sua prenda esta não será tão boa como poderia ser no Natal. Ou alguém que não consegue deixar para daqui a 10 minutos o cigarro que lhe apetece agora, mesmo que isso o permitisse reduzir o consumo daquele cigarro. Ter de imediato o que queremos é receber uma recompensa, recompensa psicológica. A emoção de alegria que nos surge ao conquistar algo é aditiva, levando-nos a procura-la e atingi-la sempre que possível, o mais rápido possível.

No entanto, a necessidade de ter algo e de alcançar de forma rápida qualquer objectivo é, muitas vezes, um impedimento ao melhor resultado do mesmo. É como se não estivéssemos, no momento, a medir adequadamente a melhor solução para chegar a determinado sítio, indo pelo que nos afigura como mais rápido, mesmo que saibamos, de antemão, que existe muito trânsito e vários locais de obra pelo caminho, atrasando-nos.

Por muito que custe inicialmente por não termos o que queremos de imediato, o seu atraso poderá levar a maiores e melhores recompensas. Se, com a calma necessária, conseguirmos perceber que a recompensa pode ser maior se esperarmos um pouco, podemos atingir objectivos maiores e ultrapassar diversos obstáculos, recebendo melhores recompensas psicológicas, lidando melhor com as nossas necessidades reais, momento após momento, pensando o futuro, no agora.


Podemos ajudar?

Marcar consulta presencial ou consulta online