Psinove - Inovamos a Psicologia

Fale Connosco

shape shape

Ser-se Psicoterapeuta

Blog escrito pelos psicólogos da Psinove. Exploramos temas relacionados com a psicologia e psicoterapia, desafios e reflexões do dia-a-dia.

Ser-se Psicoterapeuta

É ser-se, acima de tudo, humano.
É crescer-se promovendo o crescimento. É sentir-se o que o paciente sente, ali com ele, segundo a segundo. É parar-se o mundo exterior para se sentir o mundo interior. É estar-se no seu sofrimento e na sua alegria, sem condição, sem crítica. É dirigir e ser-se dirigido. É ser-se genuíno e sincero, sempre. É ter-se dúvidas. É procurar-se certezas promovendo flexibilidade.
É ser-se livre libertando.
É festejar-se cada pequeno enorme passo que o nosso paciente dá. É estar-se atualizado cientificamente. É sair-se da zona de conforto. É investigar-se com rigor. É tolerar-se dias menos bons, os nossos. É cuidar-se de si mesmo e procurando ajuda sem receio. É ter-se a generosidade de um avô e a genica de uma criança. É contribuir para que ciclos difíceis de dezenas de anos dêem lugar a novos, desconhecidos mas esperançosos caminhos.
É viver cada dia se fosse a primeira vez.
É construir-se uma ligação emocional especial que abraça objetivos e tarefas terapêuticas. É adaptar-se a nossa intervenção à pessoa que temos à nossa frente. É ser-se ético e íntegro. É pensar muito em pessoas e muito pouco em números. É defender-se a nossa classe e combatendo os abusos. É auxiliar-se os colegas e colaborar-se com outras ciências. É contribuir-se para a aceitação que leva à mudança. É aceitar-se o peso de um dia de trabalho e compensado pelo bem-estar da pessoa que precisou de nós. É dar-se e receber-se, (re)escrevendo incríveis histórias de pessoas que nunca esqueceremos... porque são agora um pouco de nós também.
Ser-se psicoterapeuta é mesmo uma profissão única.


Podemos ajudar?

Marcar consulta presencial ou consulta online