A POC veio viver connosco, e agora? - Os desafios da Perturbação Obsessivo-Compulsiva na Infância

Data De 15 Abril a 29 Abril
Horas10h - 12:30h
LocalidadeAvenida António Augusto de Aguiar 19 R/C Dto
FormadoresMaria Guerreiro - Psicóloga clínica
Preço90€ (valor que inclui as 3 sessões de 15, 22, e 29 de Abril)

Objetivos

Este workshop é dirigido a pais, familiares e educadores de crianças que apresentam sinais e/ou sintomas de Perturbação Obsessivo-Compulsiva.

Será um workshop predominantemente prático cujos objetivos serão abordar as principais características da Perturbação Obsessivo-Compulsiva nas Crianças (POC), compreender as suas causas e dotar pais, familiares e/ou educadores de estratégias estudadas que permitam ajudar a gerir e diminuir o sofrimento da criança.

1ª Sessão: Na primeira sessão iremos focar a compreensão da Perturbação Obsessivo-Compulsiva na infância assim como as causas, neurobiologia e prevalência na população infantil. Serão feitos exercícios práticos para a melhor integração dos conceitos discutidos.

2ª Sessão: Neste segundo momento serão aprofundados os conteúdos das obsessões mais prevalentes na população infantil e ainda a forma como esta problemática afeta a vida quer da criança, quer da família. De uma perspetiva geral serão abordadas e ensaiadas em sessão estratégias práticas e de comunicação para ajudar a criança a gerir e diminuir a sintomatologia.

3ª Sessão: Na terceira sessão do workshop serão abordadas estratégias práticas e de comunicação específicas que permitam dotar os pais e familiares participantes com ferramentas que permitam diminuir o sofrimento da criança, com o recurso a casos práticos. Pretende-se assim integrar os conceitos e práticas evidenciados ao longo das 3 sessões.

Conteúdos

  1. O que é a Perturbação Obsessiva-Compulsiva? O que distingue as Obsessões das Compulsões?
  2. Quais as causas na origem, dados da neurobiologia e mecanismos da Perturbação Obsessivo-Compulsiva e qual a sua prevalência na população infantil;
  3. Que conteúdos poderão apresentar as obsessões?
  4. Como a POC afeta a vida das crianças e da família;
  5. Pais, Familiares e Professores como facilitadores do capacitação da criança na diminuição da sintomatologia da POC: Estratégias práticas e de comunicação para ajudar a criança a controlar a sintomatologia da POC para um bem-estar mais ajustado da mesma.
  6. Dinâmica com partilha em grupo.

Destinatários

Este workshop tem como público-alvo pais, familiares, tutores e educadores de crianças com diagnóstico de Perturbação Obsessivo-Compulsiva ou com sinais e sintomas dentro deste quadro e sobre o qual os pais precisem de mais suporte científico e prático.

Protocolos Académicos Psinove

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Associação Nacional de Estudantes de Psicologia
Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui